
A Equipe Canil da GCM de Rio Claro é composta por integrantes capacitados a efetuar treinamentos de cães para situações que envolvam materiais entorpecentes (cães farejadores), ocorrências de distúrbios civis (cães de ataque e defesa) e cinoterapia (cães sociais).
Possui hoje seis integrantes e mais oito cães treinados para situações adversas.
Possui local para adestramento e moradia dos animais, acondicionamento de materiais e consulta médica veterinária. Possui viatura própria caracterizada e um médico veterinário.
Prestam apoios recorrentes à polícia militar, polícia civil e outras instituições de Rio Claro e região em operações e ocorrências que envolvam drogas.
Na noite de quinta-feira, dia 16, Guardas Civis do Canil da GCM em patrulhamento pelo Jardim Panorama avistaram um indivíduo em atitude suspeita no interior de um terreno. O indivíduo ao perceber a presença da viatura saiu correndo em direção a um matagal, conseguindo fugir da abordagem. Diante da suspeita foi utilizado o cão farejador e buscas nas imediações, sendo localizados escondidos no interior de uma sacola plástica, diversos embrulhos pequenos, onde havia 1244 micro tubos contendo uma substância análoga a cocaína, bem como 550 porções de uma substância amarela, semelhante à cocaína, além de uma balança de precisão. A equipe ainda realizou busca nas imediações a fim de localizar o indivíduo suspeito, porém o mesmo não foi encontrado. Diante do ocorrido, as substâncias foram apresentadas no Plantão Policial, onde ficaram apreendidas.
SEICS – Setor de Estatísticas, Inteligência e Comunicação Social
Na noite de terça-feira, dia 14, Guardas Civis da Equipe Canil prenderam dois adolescentes que confessaram estar vendendo drogas pelo bairro Parque São Jorge. Os jovens de 16 e 17 anos de idade, haviam escondido as drogas embaixo de um veículo Pálio que estava estacionado próximo ao local da abordagem. Foi localizado 31 micro tubos contendo substância análoga a cocaína, equivalente a 21 gramas, além da quantia de R$ 88,75 em dinheiro com um dos adolescentes. Configurado a prática do tráfico de drogas, os menores acompanhados de seus responsáveis foram apresentados no Plantão Policial para e registro da ocorrência e posteriormente liberados.
SEICS – Setor de Estatísticas, Inteligência e Comunicação Social
Na noite de quinta-feira dia 05, GCMs da equipe Canil e do Grupamento com auxílio de motocicletas, efetuavam patrulhamento preventivo no prédio público da rua um, onde funciona um terminal urbano de passageiros e abriga vagões de trens, quando avistaram três indivíduos em atitudes suspeitas. Um deles, ao avistar os Guardas empreendeu fuga pulando um muro, e deixou cair ao solo um pote. Ao verificar o interior do pote, os GCMs localizaram 13 invólucros contendo substâncias análogas a cocaína. Os Guardas conseguiram alcançar o indivíduo que fugiu e ao revistá-lo, encontraram em seu bolso, a quantia de 319 reais em espécie. Os outros dois homens que estavam no local foram indagados a respeito dos fatos e confessaram que estavam tentando comprar drogas do indivíduo que fugiu no momento em que os Guardas chegaram. Diante dos fatos, foi realizada uma varredura no ambiente com auxílio do cão farejador Madonna, e foram encontradas mais 245 porções de maconha e 90 pedras de crack. O indivíduo que havia tentado fuga, confessou aos Guardas a propriedade das drogas, motivo pelo qual recebeu voz de prisão dos GCMs e foi encaminhado ao Plantão Policial, onde permaneceu preso à disposição da Justiça.
SEICS – Setor de Estatísticas, Inteligência e Comunicação Social