
A Patrulha Maria da Penha, foi criada em 2017 e é destinada a atendimento de ocorrências de violência doméstica contra mulheres e idosos.
É formada por uma equipe de GCMS treinados e capacitados para esse tipo exclusivo de atendimento.
São responsáveis ainda pelas visitas e acompanhamento das mulheres e idosos possuidores de medidas protetivas fornecidas pelo poder judiciário.
Possui viatura caracterizada, sala com computador, tablet e armários para acondicionamento de documentos. Os integrantes são responsáveis por encaminhar as vítimas para assistentes sociais, lares provisórios, psicólogos e fundo social de solidariedade.
Na madrugada de segunda-feira, dia 20, Guardas Civis compareceram no Bairro do Estádio, onde havia uma solicitação envolvendo briga de casal. Os Guardas depararam com o ex companheiro da vítima “esmurrando” o portão da residência e o detiveram. A vítima relatou aos Guardas que possuía medida protetiva contra seu ex, o qual foi conduzido ao Plantão Policial, onde a autoridade ratificou a prisão em flagrante delito, pelo crime que consta no artigo 24-A da Lei Maria da Penha.
SEICS – Setor de Estatísticas, Inteligência e Comunicação Social
#gcm25anos
#guardaparceiradasociedade
Segundo a vítima, uma mulher de 29 anos que vive em situação de rua, o fato aconteceu na tarde de sábado quando estava próximo a um condomínio industrial, na Av. Brasil, e foi abordada por um indivíduo que conhece de vista. A vítima relatou que o indivíduo teria proposto manter relações sexuais com a mesma, o que foi negado. Diante da negação, o indivíduo começou a agredi-la com um tijolo, e com medo de morrer, a vítima mudou de ideia, e contra sua vontade e aceitou a proposta. A mulher relatou ainda que durante o ato sexual conseguiu distrair o indivíduo, e fugiu deixando pra trás suas roupas buscando socorro na portaria da empresa do condomínio industrial. Equipes da Guarda Civil realizaram patrulhamento nas imediações, a fim de encontrar o indivíduo, porém o mesmo não foi localizado. A vítima foi socorrida pelo SAMU e encaminhada para a Santa Casa para realização de exames de praxe.
SEICS – Setor de Estatísticas, Inteligência e Comunicação Social